Cefaleia crônica

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça? A cefaleia crônica é um sintoma muito frequente, no entanto, é comum recorrermos apenas a analgésicos para resolvê-la sem darmos a devida atenção ao problema.

Mas você sabe quando procurar ajuda médica? A cefaleia atrapalha as atividades do dia a dia, altera o humor, o sono e a qualidade de vida, e por isso não deveria ser negligenciada. Pode até mesmo ser sintoma de alguma doença ou condição mais séria, o que torna muito importante procurar uma avaliação médica adequada.

Tipos de cefaleia

A dor de cabeça considerada primária, ou seja, não relacionada a outras doenças, está entre as mais frequentes. Sem o tratamento adequado, essas dores se tornam recorrentes e intensas com o passar do tempo, ficando resistentes aos analgésicos encontrados nos balcões de farmácia.

As cefaleias tensionais – caracterizadas por uma dor em aperto em toda a cabeça – também são bem comuns, ao lado da enxaqueca ou migrânea, que costuma surgir como episódios de dor forte.

Diagnóstico

Na consulta, o médico realiza exame físico e coleta dados do paciente para identificar qual o tipo de cefaleia presente e, assim, planejar o tratamento mais adequado. Em alguns casos, são solicitados exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia de crânio, com o objetivo de investigar causas e excluir outras doenças.

A imagem mostra o tronco e cabeça de um homem. É possível ver a musculatura e tecidos dele. Ele toca a cabeça com uma das mãos, enquanto olha para baixo, e esboça uma expressão de seriedade, como se estivesse sentindo dor. Tanto o homem como o fundo da imagem estão em tons de azul. Apenas o topo de sua cabeça está em um tom avermelhado, bem na área em que ele toca.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento depende do tipo de cefaleia, da frequência dos episódios e do quanto as dores afetam as atividades diárias, o trabalho e o sono do paciente. Podem ser utilizados medicamentos analgésicos e alguns de uso contínuo para melhor controle da dor.

A adoção de hábitos de vida mais saudáveis, incluindo a melhora na alimentação, prática de exercícios físicos, sono adequado e controle de outras doenças, como diabetes e pressão alta, são fundamentais para o sucesso do tratamento contra a cefaleia crônica.

Onde tratar

Contar com um especialista, tanto para o diagnóstico preciso quanto para a realização e acompanhamento do seu tratamento, é essencial. Na Neurolink, você dispõe de profissionais capacitados e atendimento personalizado para promover o seu bem-estar. Entre em contato e agende sua consulta!


Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!