Ferimentos por Arma de Fogo (FAF)

Uma das situações de maior gravidade no trauma neurocirúrgico são os ferimentos na cabeça provocados por arma de fogo. Eles causam sérias lesões no cérebro e podem afetá-lo, principalmente, por meio de três mecanismos:

– Durante o seu trajeto intracraniano, o projétil lesiona os vasos, formando hematomas ou infartos cerebrais;

– A energia cinética transmitida sob forma de ondas de choque durante o percurso da bala destrói o tecido cerebral;

– O vácuo produzido atrás do projétil leva para o interior do crânio traços de pele, cabelo, osso e roupas.

Exames

A imagem mostra um corte de tomografia computadorizada de crânio com ferimento por arma de fogo, evidenciando fratura óssea e presença de fragmentos ósseos e metálicos intracranianos
Corte de tomografia computadorizada de crânio com ferimento por arma de fogo, evidenciando fratura óssea e presença de fragmentos ósseos e metálicos intracranianos.
A imagem mostra, à esquerda, radiografia de crânio evidenciando ferimento por arma de fogo, com projétil intracraniano; à direita, reconstrução de tomografia de crânio evidenciando fratura óssea relacionada a ferimento por arma de fogo.
À esquerda, radiografia de crânio evidenciando ferimento por arma de fogo com projétil intracraniano; à direita, reconstrução de tomografia de crânio evidenciando fratura óssea relacionada a ferimento por arma de fogo.

Os pacientes que apresentam ferimentos por arma de fogo na cabeça costumam passar por uma análise clínica e neurológica inicial com a utilização da escala de Glasgow. Posteriormente, a tomografia de crânio identifica o trajeto do projétil, a presença de hematomas e a localização de fragmentos ósseos e de metal dentro do cérebro.

Tratamento

O ferimento com arma de fogo é uma situação bastante grave, por isso o paciente contará com atendimento de uma equipe multidisciplinar na Emergência. Aos profissionais da área de Neurocirurgia cabem medidas gerais para traumas cranioencefálicos com o objetivo de reduzir a pressão intracraniana.

Dependendo dos sintomas e da gravidade, pode ser necessária cirurgia para drenagem de hematomas, remoção de osso ou projétil – quando acessíveis – e para controle de sangramentos ou limpeza de áreas afetadas.

Onde tratar

Contar com um especialista, tanto na Emergência quanto na reabilitação ambulatorial, é essencial. Na Neurolink, você dispõe de profissionais capacitados, das melhores tecnologias do meio médico e de todos os cuidados para atendê-lo em cada etapa. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!