Síndrome de Arnold-Chiari

A Síndrome de Arnold-Chiari ou Malformação de Chiari ocorre quando o cerebelo se projeta inferiormente no canal onde o cérebro se junta à medula espinhal, levando à compressão de algumas estruturas do sistema nervoso central.

Sintomas

A Síndrome se divide em três tipos principais que ocorrem em diferentes fases da vida e apresentam sintomas distintos:

– Na Chiari 1, que se desenvolve à medida que o crânio e o cérebro estão crescendo, os sintomas geralmente aparecem no final da infância ou na idade adulta, podendo incluir dor de cabeça e no pescoço, problemas de equilíbrio, má coordenação das mãos, perda das habilidades motoras finas, dormência e formigamento das mãos e pés, tontura, dificuldade para engolir, rouquidão, escoliose e apneia do sono.

– No tipo 2, presente desde o nascimento, os sintomas são similares, porém mais intensos. Com frequência está associado à mielomeningocele, condição na qual não há um fechamento adequado das estruturas do canal vertebral antes do parto. Pode haver alteração no padrão respiratório, engasgos, movimentos oculares rápidos para baixo e fraqueza nos braços. A ultrassonografia auxilia no diagnóstico pré-natal.

Os tipos 1 e 2 são mais comuns, enquanto a Chiari 3 é mais rara e, na maioria dos casos, incompatível com a vida.

A imagem mostra um corte de ressonância magnética evidenciando deslocamento inferior do cerebelo (seta vermelha) – característico da Síndrome de Arnold-Chiari – e hidrossiringomielia (seta amarela).
Corte de Ressonância Magnética evidenciando deslocamento inferior do cerebelo (seta vermelha) e hidrossiringomielia (seta amarela).

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Arnold-Chiari depende da gravidade dos sintomas, da idade do paciente e das condições gerais de saúde dele. Nos casos assintomáticos, opta-se por acompanhamento periódico.

Já quando há sintomas presentes, podem ser utilizadas medicações para controle da dor, ou então cirurgia, com o objetivo de aliviar a pressão sobre as estruturas comprimidas do sistema nervoso central.

Onde tratar

Para o tratamento da Síndrome de Arnold-Chiari, bem como de outras condições neurológicas, conte com a Neurolink. Aqui você encontra especialistas que fornecem diagnóstico e tratamento adequados, bem como um atendimento individualizado em cada etapa do seu tratamento. Entre em contato e agende sua consulta!

Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!