Cefaleia tensional

O excesso de trabalho, o cansaço e o estresse mental tão presentes na nossa vida diária são alguns dos gatilhos para a cefaleia tensional. Esse tipo de dor de cabeça, além de ser o mais comum entre as cefaleias, é também uma das doenças com maior incidência no mundo.

Acredita-se que ela esteja relacionada a fatores genéticos e ambientais que ativariam as vias de dor no sistema nervoso central e os receptores de dor nos tecidos em volta do crânio. Se houver estímulos que mantenham esses mecanismos ativos, a cefaleia se torna mais frequente e intensa. Com o tempo, acaba impactando na vida diária, no lazer e sobretudo no trabalho.

Sintomas

A dor característica da cefaleia tensional costuma ser de intensidade leve a moderada, em toda a cabeça, e descrita como um aperto, pressão ou peso na cabeça e nos ombros. Quando mais intensa, a dor pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. O paciente apresenta ainda rigidez muscular no pescoço e em volta do crânio, com pontos de maior sensibilidade, ou seja, “pontos-gatilho”.

Diagnóstico

Em consultório, o médico juntará dados do exame físico e do histórico do paciente e avaliará os sintomas para indicar o melhor tratamento.

A imagem mostra uma mulher branca, de cabelos curtos e claros. Ela olha para baixo, e apoia a cabeça entre as mãos, com expressão de dor e desconforto. A imagem está em preto e branco, exceto pelo topo da cabeça da moça, que está destacado em vermelho.

Tratamento

A fim de reduzir a ocorrência de cefaleias tensionais, uma das medidas envolve eliminar os fatores que causam as crises. Mudar hábitos de vida, cessar o tabagismo, manter o sono regular e a alimentação saudável, e iniciar a prática de exercícios físicos, por exemplo, já podem reduzir a frequência e a intensidade dos episódios.

Nos casos em que a dor é aguda e tenha grande impacto na qualidade de vida do paciente, são indicados medicamentos analgésicos ou de uso contínuo. Lembre-se sempre de que somente um médico especialista tem condições de definir o plano de tratamento mais adequado a cada caso.

Onde tratar

Contar com um médico especialista, tanto para um diagnóstico preciso quanto para a realização e acompanhamento do seu tratamento, é essencial. Na Neurolink você dispõe de profissionais capacitados e de todos os cuidados para atendê-lo em cada etapa. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!