Epilepsia

Motivo de grande procura por atendimento em Emergências, as crises convulsivas são ocorrências comuns, causadas por distúrbios elétricos nas redes de neurônios. Muitas vezes, as convulsões são consequência de algum problema no organismo, como um desequilíbrio metabólico, uso de medicamentos ou condição neurológica aguda (o traumatismo craniano e o AVC, por exemplo). Nesses casos, é chamada de crise sintomática aguda. Por outro lado, quando o paciente apresenta episódios repetidos de convulsões, sem a presença de um fator agressor, temos a epilepsia.

Sintomas

As convulsões se apresentam de diversas maneiras, desde movimentos involuntários no corpo, com ou sem perda de consciência, até mudanças no comportamento.

Os cérebros do bebê e da criança são mais imaturos do que o do adulto e, portanto, mais propensos aos desequilíbrios elétricos que geram crises convulsivas. Assim, alguns tipos de convulsões comuns na infância desaparecem com o crescimento.

Exames

A investigação da epilepsia inclui exames de imagem, de sangue e o eletroencefalograma, que permite avaliar a atividade elétrica do cérebro. Algumas vezes esses exames aparecem normais, mas isso não exclui o diagnóstico de epilepsia, que é feito com base também nos sintomas e na história clínica do paciente.

A imagem mostra o rosto e o busto de um homem, em 3D, de perfil. É possível ver o seu cérebro no interior do crânio, que está destacado em vermelho. O restante da imagem possui tons azuis. O fundo da imagem também é uma cor sólida de azul. A imagem simboliza uma pessoa com epilepsia.

Tratamento para epilepsia

Para controlar as crises, usam-se medicamentos chamados de anticonvulsivantes, que têm por objetivo estabilizar as redes de neurônios e proteger os pacientes de novos episódios. Outras medidas importantes para reduzir as convulsões incluem horários de sono e de refeições regulares e hábitos de vida saudáveis.

Onde tratar

Conte com um Neurologista para um diagnóstico e tratamento adequados. Na Neurolink, você dispõe de uma equipe altamente capacitada e os melhores métodos para atendê-lo em cada etapa do seu tratamento. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!