Hérnia de Disco

Os discos são amortecedores entre os ossos da coluna vertebral com a função de estabilidade, suporte e distribuição de cargas. No entanto, com o passar dos anos, há um processo degenerativo e de desidratação dessas estruturas, resultando em lesões. Uma das mais conhecidas é a hérnia discal, que ocorre quando um disco se desloca para dentro do canal vertebral, causando compressão de um nervo. Acontece mais na coluna lombossacra devido à maior carga de peso nessa região, mas pode aparecer na coluna cervical e, mais raramente, no segmento torácico.

Sintomas

Os pacientes com Hérnia Discal Lombar apresentam dor lombar isolada ou radiculopatia, a dor que irradia para o membro inferior até o pé (ciática). Também relatam perda de força e sensibilidade nos membros inferiores.

Já quando o disco herniado comprime as raízes da cauda equina, estrutura existente na base da coluna, ocorre a chamada Síndrome da Cauda Equina. Ela se caracteriza por dor lombar ou irradiada, anestesia em sela (região do períneo), fraqueza e alterações de esfíncter, principalmente retenção urinária, o que torna a cirurgia uma urgência. Quando a hérnia ocorre na região cervical, a dor irradia para membros superiores e há alterações sensitivas, como choques, formigamentos e perda de força.

A imagem mostra ressonância magnética da coluna lombossacra evidenciando hérnia de disco.
Ressonância magnética da coluna lombossacra evidenciando hérnia discal.

Exames

A tomografia avalia a porção óssea da coluna vertebral, porém tem limitação para mostrar partes moles, por isso se usa com frequência a ressonância magnética, que evidencia o disco herniado, assim como sua relação com as raízes nervosas.
Em alguns casos também se observa a condução elétrica no nervo por meio de exames como a eletroneuromiografia.

Tratamento

O tratamento conservador inclui repouso, fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e medicações para dor crônica, como pregabalina ou gabapentina. Outra opção são as infiltrações/bloqueios por ultrassom ou Raio-X com o uso de anestésicos e corticoides.

A cirurgia é indicada nos casos em que houve falha no tratamento conservador após mais de oito semanas. Além disso, é recomendada quando há déficit neurológico progressivo e fraqueza motora, como o pé caído, e em situações de urgência. A Síndrome da Cauda Equina seria um exemplo.

O procedimento cirúrgico consiste na abertura de uma pequena porção do canal vertebral para retirar a hérnia e descomprimir o nervo.

Onde tratar

Conte com um Neurocirurgião para obter os melhores resultados no seu tratamento de hérnia de disco. Na Neurolink, você dispõe de uma equipe altamente capacitada para atendê-lo, por isso entre em contato conosco e agende sua consulta!

Ficou interessado nos nossos tratamentos?

saiba mais!

Neurolink
Fale Conosco!

Quer agendar uma consulta com a equipe da Neurolink ou obter mais informações sobre nosso atendimento e serviços? Entre em contato conosco através dos nossos telefones, ou preenchendo o formulário ao lado.






    Precisa de Ajuda? Fale Conosco!